domingo, 19 de julho de 2015

10 Coisas que aprendi com O Pequeno Príncipe


Olá, como cês tão? Cês tão bem? Tão tá bom. :3

    Hoje pela manhã eu comecei a ler um livro que peguei na biblioteca da minha escola. Minha professora e supervisora da sala de leitura disse-me que era leitura obrigatória. Para falar a verdade eu não entendi direito o motivo disso, mas quando eu terminei (sim, eu li em menos de 1 hora), eu entendi e pensei em compartilhar com vocês o que eu aprendi com esse pequeno livro.



1 ♥ O valor das coisas não está no seu número

“Se lhes dou esses detalhes sobre o asteroide B 612 e lhes confio o seu número, é por causa das pessoas grandes. Elas adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é. Não perguntam nunca: ‘Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?’ Mas perguntam: ‘Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?’ Somente assim é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos às pessoas grandes: ‘Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado…’, elas não conseguem, de modo algum, fazer uma ideia da casa. É preciso dizer-lhes: ‘Vi uma casa de seiscentos mil reais.’ Então elas exclamam: ‘Que beleza!’ (…) Elas são assim mesmo. É preciso não lhes querer mal por isso. As crianças devem ser muito tolerantes com as pessoas grandes”



2 ♥ A beleza está literalmente nos olhos de quem vê

"Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando a contempla. Ele pensa: ‘Minha flor está lá, em algum lugar…’ Mas se o carneiro come a flor, é, para ele, como se todas as estrelas repentinamente se apagassem!”


3 ♥ As melhores coisas da vida são vistas como "pequenas"

"Quando a gente está muito triste, gosta de admirar o pôr-do-sol”
“Conheço um planeta onde há um sujeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão contas. E o dia todo repete, como tu: ‘Eu sou um homem sério! Eu sou um homem sério!’ E isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem; é um cogumelo”


4 ♥ É preciso saber "comandar"

“‘Se eu ordenasse’, costumava dizer, ‘ que um general se transformasse numa gaivota, e o general não me obedecesse, a culpa não seria do general, seria minha”
“‘É preciso exigir de cada um o que cada pode dar – replicou o rei – A autoridade se baseia na razão'”


5 ♥ Sempre aprendemos algo, mesmo quando já "sabemos tudo"

“O pequeno príncipe atravessou o deserto e encontrou apenas uma flor. (…) Onde estão os homens? – perguntou ele educadamente. 
– Os homens? Eu creio que existem seis ou sete. Vi-os faz muito tempo. Mas não se pode nunca saber onde se encontram. O vento os leva. Eles não têm raízes. Eles não gostam das raízes”


6 ♥ Devemos "falar primeiro" e não ser um mero eco.

“‘Que planeta engraçado’, pensou então. ‘É completamente seco, pontudo e salgado. E os homens não têm imaginação. Repetem o que a gente diz… No meu planeta eu tinha uma flor; e era sempre ela que falava primeiro.”

7 ♥ Que cativar significa criar laços

“É algo quase sempre esquecido – disse a raposa – Significa criar laços”



8 ♥ Só conhecemos de verdade o que cativamos

“A gente só conhece bem as coisas que cativou – disse a raposa. – Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas. Mas, como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tudo queres um amigo, cativa-me!”


9 ♥ Devemos valorizar o nosso tempo 

“Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que a fez tão importante”
Em que estamos investindo nosso tempo?


10 ♥ Só enxergamos bem com o coração

“O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”

“O que torna belo o deserto – disse o principezinho – é que ele esconde um poço em algum lugar. (…) quer seja a casa, as estrelas ou o deserto, o que os torna belo é invisível!"



Essas foram as 10 coisas que aprendi com esse livro, meus amores.
Comente aqui embaixo se você aprendeu algo mais.

Beijos <3

4 comentários:

  1. Olha simplesmente eu ameiii seu blog, e principalmente esse post! Sou apaixonada pelo pequeno príncipe porque minha mãe sempre gostou e falava sempre frases deles.... E são coisas que não são complicadas mas que esquecemos com uma facilidade e por isso algumas vezes acabamos com "nosso planeta vermelho". Parabéns pelo blog. Caso queira ler meus textos: http://pensapequena.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu amor !!! Comigo também foi assim, só que quem falava era o meu pai ><

      Excluir
  2. Sou apaixonada por O Pequeno Principe
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© | COISAS DA ELFA | • voltar ao topo